Carla Ramos Oriflame

O que precisas saber sobre Cuidados de Rosto

Todas nós nos preocupamos com a maquilhagem que usamos. Se a sombra tem boa pigmentação, se o batom é mate e não transfere ou se a base não oxida em contacto com a pele passados alguns minutos.

Para que a maquilhagem saia perfeita temos de preparar a tela. Ora, se a tela não está perfeita, será quase impossível a pintura ficar sem irregularidades. Antes da maquilhagem a pele tem de estar impecável e pronta para receber a “obra de arte”.

Sabias que a pele é o maior órgão do nosso corpo? Não lhe damos a devida atenção na maioria das vezes e esquecemos que cuidar da pele deve começar pelo interior. Devemos ter uma alimentação equilibrada e bem suplementada e beber pelo menos 1,5 litros de água por dia. Esta água vai ajudar o organismo a eliminar as toxinas, reduz o aparecimento de rugas e, convenhamos, é uma fonte de hidratação e juventude para a pele.

Lavar o rosto com água não é o suficiente para se mantenha hidratada e cuidada. A limpeza para eliminar impurezas e a hidratação para estimular a circulação e renovar as células, é o mínimo que podemos fazer pela saúde da nossa pele.

E nunca te esqueças: a pele precisa de ser mimada todos os dias!

Quais são os cuidados que devemos ter diariamente?

São quatro passos básicos e bem rápidos que demoram 2 minutos de manhã e 2 minutos à noite, diariamente: Limpar & Tonificar, olhos, potenciar e hidratar.

Limpar & Tonificar

Tenho clientes que diziam não ser necessária uma gama de cuidados de rosto completa porque não se maquilhavam, logo não precisavam de limpar o rosto no final do dia… ERRADO!

À medida que o dia avança vamos ficando com a pele involuntariamente “maquilhada” por: pó, fumos, etc. Não acreditas? Faz o teste do algodão à noite e depois conta-me como correu.

A pele deve ser limpa à noite e de manhã. “- Mas Carla, se eu limpei a pele à noite, como pode estar suja de manhã?”. É uma pergunta pertinente que me colocam sempre que estou a dar um Workshop de Skin Care, mas reparem, é durante a noite que pele regenera (daí a importância de 8h de sono, a natureza não brinca) e durante esse tempo a pele liberta óleos e toxinas que têm de ser removidos com limpeza e tonificação matinal, seguida da hidratação.

Creme Contornos de Olhos

Estamos a falar da zona mais sensível e frágil do nosso rosto. Para ajudar a atenuar ou prevenir os efeitos do envelhecimento nesta zona, devemos usar um creme de contorno de olhos (a partir dos 20 anos de idade). Com este creme conseguimos também aliviar os papos, atenuar as olheiras e dar mais firmeza à pele.

Atenção: Creme de contorno de olhos, não é um creme de olhos. São muitos os casos em que aplicam o creme nas pálpebras e depois queixam-se que faz arder, ou provoca alergia, ou que faz lacrimejar. O creme deve ser colocado ao redor do olho, na zona do osso ocular, por cima da sobrancelha, com o dedo anelar e com suaves pancadinhas.

Potenciar

O sérum é o produto que tem uma maior concentração de ingredientes ativos. Deverá ter uma textura fluída para que penetre mais rapidamente na pele. Potencia a ação do creme hidratante e reforça os níveis de hidratação.

Hidratar

Temos duas fases de hidratação no dia: Matinal e Noturna. No entanto, ressalvo a importância de usar um protetor solar todas as manhãs, ainda que esteja a chover.

Creme de dia:

  • Hidrata
  • Protege a pele das agressões externas
  • Geralmente contém FPS

Creme de noite:

  • Poderosos ingredientes ativos
  • Ajuda na reparação da pele
  • Maior proveito e eficácia antirrugas

Resumindo… Qual a ordem correta, de manhã e à noite, para a aplicação dos produtos de Skin Care?

  1. Limpeza & Tonificação
  2. Contorno de olhos
  3. Serum
  4. Creme Hidratante

Espero responder às vossas dúvidas sobre skin care, afinal eram também as minhas quando comecei a trabalhar com produtos de beleza. A minha gama de cuidados de rosto é feita religiosamente de manhã e à noite, sinto a pele hidratada e tonificada. Mesmo aquelas rugas de expressão estão a atenuar. Tenho também o meu home beauty sunday, mas isso dá texto para outra história…