10 segredos de sucesso para mulheres que gostavam de trabalhar por conta própria

Estás determinada a criar o teu próprio negócio e a conquistar o mundo?

O desejo de ser dona do teu próprio negócio e transformar uma paixão numa profissão está cada vez mais presente em muitas mulheres, em especial nas mais jovens. Nos Estados Unidos, onde as estatísticas falam mais alto, as mulheres já são proprietárias de mais de 11 milhões de empresas e dão trabalho a mais de 9 milhões de pessoas. Mas pelo mundo fora podem somar-se muitos mais milhões de mulheres que decidiram um dia deixar de depender de terceiros para assegurar os seus rendimentos e vencer no mundo dos negócios.

Apesar desta realidade, muitas mulheres desejam ter o seu próprio negócio mas não sabem por onde começar. Deixo aqui 10 segredos que as mulheres de sucesso usam para se motivar, inspirar e fazer crescer o seu negócio. São opiniões que vou encontrando e guardando nas minhas pesquisas online e que hoje partilho contigo. Como os modelos de negócio que sigo são na maioria de inspiração norte-americana, não estranhes…

1 – FALAR E SONHAR É DIFERENTE DE FAZER ACONTECER

O segredo nº 1 aprendi com Miki Agrawal, fundadora de três empresas de sucesso. O seu conceito é simples: Seja você mesma e questione todas as coisas que não lhe façam sentido. O seu conselho é simples tal como a sua atitude: Faça qualquer coisa, mas nunca deixe de fazer!

Mesmo quando te parecer muito simples, percebes que que não é bem assim. Atualmente, é muito difícil contornar os preconceitos que juntámos durante anos e parar de sonhar com uma vida futura repleta de facilidades. Não vai acontecer nunca se não tomares ações e começares a fazer o teu caminho. O segredo de Miki Agrawal para conseguir os seus objetivos: fazer uma ou duas coisas todos os dias, passo a passo, até conseguir o seu objetivo.

2 – OBSERVA AS COISAS COM O OLHAR DE UMA CRIANÇA

Volto a citar neste conselho a empresária Miki Agrawal. Foi este hábito a ajudou a ter uma ideia de produto única e ao mesmo tempo simples tal como faz o “Tushy”.

Miki pensou na eficácia do hábito mundial de limpar o traseiro com papel higiénico e percebeu que isso não é suficientemente limpo. Por isso, ela inventou o “Tushy” que pode ser aplicado em todos os sanitários e limpa o rabinho com água.

Observar as coisas com um olhar infantil significa questionar coisas comuns da vida que nenhum adulto jamais pensaria (e criar um negócio a partir disso).

3 – O SUCESSO É CONSTRUÍDO POR VÁRIOS, NÃO APENAS POR TI

Este segredo foi inspirado por Delia Fischer, co-fundadora da empresa alemã Westwing. Junto com os seus colegas, ela criou a oportunidade de comprar online luxuosos objetos de decoração interior.

Numa entrevista, Delia Fischer admitiu que o seu maior erro como empreendedora foi o de achar que conseguia fazer tudo sozinha. Por vezes temos de entregar certos detalhes e procedimentos do nosso negócio a quem realmente sabe e é especialista nessas matérias.

Persistir em fazer tudo sozinha pode levar a uma perda de qualidade de serviço e profissionalismo, que poderá causar danos irreversíveis no nosso sucesso. Não deixes de pedir ajuda para ganhar tempo e qualidade.

4 – DESLIGAR, RECARREGAR E RENOVAR-SE A SI PRÓPRIA AUMENTA A SUA PERFORMANCE

A empreendedora Arianna Huffington é uma das mais bem-sucedidas mulheres deste século. Fundou o jornal online “The Huffington Post” em 2003 e vendeu-o em 2011 por mais de 300 milhões de euros.

O seu segredo para o sucesso é: dar um passo atrás e desligar, recarregar e renovar sempre que necessário. Na verdade, ela diz que este comportamento aumenta muito mais o desempenho do que trabalhar sem parar.

Arianna Huffington refere regularmente que uma vida saudável é a chave para o sucesso. Ela dorme 8 horas todos os dias e enfatiza no seu livro “The sleep revolution” o impacto do sono na produtividade diária.

5 – CONTRATAR AS PESSOAS CERTAS É A CHAVE

Este segredo vem de Claudia Helming, fundadora da empresa de e-commerce “DaWanda”. Ela aponta que como empreendedora não temos de saber tudo. Mesmo se quiseres montar um império de e-commerce não tens de saber como se escrevem a linhas de código do software para montar uma loja online.

O segredo está em contratar os profissionais com capacidade para fazerem este trabalho por ti. Tu apenas decides o que queres e como queres. No entanto, acrescenta outro segredo: não devemos ter medo de criar um negócio que não dependa exclusivamente de nós.

6 – A PERSISTÊNCIA ACRESCENTA MAIS AO TEU SUCESSO

Talvez não fiques surpreendida com isto porque todos na indústria das startups continuam a usar esta afirmação – então, na verdade, talvez não seja um segredo. Ainda assim, não podemos deixar reter este importante conselho, que vem de uma empresária tão bem-sucedida como Kathryn Minshew, co-fundadora e CEO da plataforma de empregos e gestão de carreiras “The Muse“.

Após o lançamento de “The Muse” em 2011, o negócio transformou-se rapidamente num império de desenvolvimento profissional que conquistou 25 milhões de euros em financiamento.

Durante uma entrevista, Kathryn admitiu que a persistência e a capacidade de encontrar uma maneira de contornar qualquer obstáculo contribuíram decisivamente para seu sucesso. O segredo dela é o de tentar encontrar uma maneira de fazer as coisas funcionarem, em especial aquelas pelas quais somos verdadeiramente apaixonadas.

7 – NÃO TENTES SER A VERSÃO DE ALGUÉM PARA ATINGIR O SUCESSO

Este conselho (em vez de um segredo, mas ainda importante) vem novamente de Kathryn Minshew. O comportamento de tentar mudar seu estilo, imagem ou personalidade, apenas porque acha que deve ser assim, se quiser ter sucesso, é contraproducente.

A própria Kathryn Minshew duvidou que sua forte intuição seja uma força no empreendedorismo, porque muita gente lhe dizia que isso tinha pouca importância. Levou anos e uma mudança de carreira para reconhecer que essa força a torna única e contribui para seu sucesso.

8 – AS MELHORES INOVAÇÕES SÃO PEQUENAS

A empresária Morgan DeBaun é a fundadora do “Blavity“, uma plataforma online criada por e para a Geração Millennials de raça negra (nascidos entre 1980 e 1996). Este segredo significa muito para ela, porque teve que enfrentar muitas críticas e preconceitos no início do seu projeto.

As pessoas afirmavam que o grupo-alvo era muito pequeno ou que o nome soava estranho. Até pessoas mais experientes criticaram a ideia e deram uma previsão que apontava ao fracasso. Estes comentários perturbaram muito Morgan DeBaun no início, mas ela continuou a acreditar que as melhores inovações costumam ser um pouco estranhas e que isso não deve ser um motivo para interromper o projeto. “Blavity” prova que inovações estranhas podem ser bem-sucedidas se alguém realmente acreditar nelas.

9 – ARGUMENTAR EM COLD-CALLING É A UMA DAS HABILIDADES QUE DEVES DESENVOLVER

Este segredo parece ser estranho à primeira vista, porque a Cold-Calling (processo de entrar em contacto, via telefone, com uma pessoa com quem você nunca comunicou antes. Esse contacto é, geralmente, feito em vendas para se conectar com leads que nunca ouviram falar sobre a sua empresa) é frequentemente vista como um trabalho de classe média-baixa, feito a partir de call centers. Portanto, a mais jovem bilionária do sexo feminino nos Estados Unidos, Sara Blakely, fundadora da Spanx acredita que argumentar e fazer Cold-Calling deve ser uma habilidade básica para todos os que fazem negócios.

Porquê? Porque aprendes a vender. Ensina perseverança e a manter o diálogo, especialmente quando as pessoas não são simpáticas ou amigáveis contigo. Argumentar faz com que vejas e avalies os dois lados de uma questão, fales rapidamente e articules claramente. Todas essas habilidades sociais contribuem para o sucesso do teu negócio quando as utilizas para vender produtos.

10 – QUANDO O TEU NEGÓCIO CRESCE RAPIDAMENTE, O MAIOR DESAFIO É RECRUTAR

O último segredo vem de Natalie Ellis, fundadora do “Bossbabe“, uma plataforma que consulto regularmente e onde aprendo bastante sobre o meu negócio, criada para mulheres empresárias e uma comunidade de mulheres ambiciosas. Devido ao seu negócio em rápido crescimento, Natalie cometeu o erro de contratar alguém rapidamente, apenas porque achava que deveria.

Ter paciência para encontrar as pessoas certas para esta jornada incrível é difícil, mas ao mesmo tempo altamente importante para o seu sucesso. Tem isso em mente quando chegares a esse ponto!

FINALIZANDO

O segredo do teu sucesso está em ti (que vais liderar a maioria dos processos) e na tua equipa. A escolha da tua equipa pode revelar-se o maior risco do teu negócio. Nunca deixes de ser otimista e procura em todos os membros da tua equipa o lado mais positivo das suas personalidades e como podem contribuir para fazer avançar o teu negócio.